Quantcast
Channel: Paulus Editora » Novo Testamento
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Livro da PAULUS propõe interessante diálogo entre psicologia histórica e exegese

$
0
0

O diálogo moderno entre a psicologia e a exegese, segundo especialistas, está prejudicado por polêmicas e ainda precisa evoluir. Dessa forma, Klaus Berger, professor de teologia na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, sugere em seu novo trabalho, Psicologia histórica do Novo Testamento, um avanço na exegese, preparada de tal forma que uma “conversa” direta se torna possível.

Publicada pela PAULUS, a obra destaca sua intenção de não encobrir os textos bíblicos pelas respostas e conceitos das psicologias modernas. Antes, os textos são cuidadosamente analisados acerca da maneira pela qual a experiência humana é elaborada neles, tendo como ponto de partida a suposição de que essas experiências são distintas das nossas, mas, justamente por isso, nos oferecem uma ajuda crítica para avançar. “Trata-se de demonstrar que as autoafirmativas psicológicas da Bíblia são tanto altamente interessantes e importantes como incompatíveis com posições modernas”, afirma o autor.

Segundo Berger, seu objetivo não é interromper o diálogo com psicólogos, mas sim preparar textos da Bíblia a partir da competência do exegeta e sem se esquecer de seu próprio ofício, de tal modo que possam ser percebidos num diálogo da maneira mais inequívoca possível.

“Quando se enfatiza, dessa maneira, a alteridade e a forma própria de afirmações bíblicas e a impossibilidade de instrumentalizá-las, não se trata de uma finalidade em si. Trata-se da tentativa de oferecer à Bíblia, no quadro de sua alteridade efetivamente compreendida, uma oportunidade real de colocar na balança tanto sua função crítica como sua riqueza”, explica.

Dividido em onze capítulos, o livro apresenta as etapas das quais a psicologia bíblica se serve para compreender como a realidade do ser humano se apresenta no horizonte da revelação. O leitor encontrará, entre os diversos assuntos abordados, análises sobre a percepção (visões, eventos míticos, viagens celestiais, consciência etc.), a afetividade (alegria, temor, preocupação etc.), a religião (fé, pecado, oração etc.) e até questões relacionadas à possessão por demônios.

Psicologia histórica do Novo Testamento pertence à coleção Academia Bíblica, conhecida por reunir obras que incentivam e contribuem com os debates nessa área de estudo. Além deste lançamento, a série possui mais cinco títulos, entre eles o recém-lançado Literatura judaica entre a Bíblia e a Mixná – Uma introdução histórica e literária, de George W. E. Nickelsburg.

Klaus Berger nasceu em 1940. Estudou Filosofia, Teologia e Orientalística em Munique, Berlim e Hamburgo. Desde 1974, é professor de Teologia do Novo Testamento na Universidade de Heidelberg. Áreas de concentração de suas pesquisas: história da religião e literatura extracanônica, novos métodos exegéticos e história das formas, hermenêutica.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images

Trending Articles



Latest Images